O Elmo

O que é o Elmo?

O Elmo é um capacete de respiração assistida para tratar pacientes com quadro leve ou moderado de Covid-19. Desenvolvido no Ceará, o dispositivo melhora a capacidade respiratória, reduz em 60% a necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), não-invasivo, de menor custo e mais seguro para os profissionais de saúde.

A pandemia de COVID-19 nos trouxe muitos desafios, mas oportunizou também a junção de forças e união entre ciência, tecnologia e inovação. Através de uma parceria público-privada, o dispositivo foi criado, modificado e obteve melhoria funcional no seu uso e fabricação, se adequando às novas tecnologias do mercado, visando uma maior eficiência e que constitui em uma inovação que melhora substancialmente o uso do Capacete Hiperbárico. 

O capacete Elmo oferece uma pressão positiva contínua nas vias aéreas ao mesmo tempo em que oferta uma quantidade de oxigênio em níveis elevados. Dessa forma, além de melhorar o quadro respiratório do paciente, o mecanismo permite ser utilizado fora de leitos de UTI, ser também desinfectado e reutilizado. 

O projeto é uma iniciativa conjunta entre a Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O capacete Elmo também conta com o apoio da Esmaltec e Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Patente

Com sua eficácia comprovada, a patente da marca e do modelo de utilidade nº BR 20 2020 014212 2 de 10/07/2020 foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde outubro de 2020 para produção industrial e comercialização.

Prova de conceito e resultados clínicos preliminares

Como Funciona

O capacete de respiração assistida é composto basicamente de três componentes: uma argola rígida, por onde entram os tubos com provimento de oxigênio; uma base flexível de látex ou silicone, que se ajusta ao pescoço do paciente; e uma coifa de PVC, que é o capacete propriamente dito, montado sobre os outros dois componentes. 

O uso inicial é quando o paciente está acordado, alerta e consciente. O dispositivo envolve toda a cabeça e é acomodado no pescoço com uma base que veda a passagem do ar. Aplica-se um fluxo de gases medicinais com oxigênio (O2) e ar comprimido capaz de gerar uma pressão positiva (acima da pressão atmosférica). Essa pressão ajuda em situações em que o pulmão está com dificuldade de oxigenação.

Linha do tempo do Elmo

Equipe de desenvolvimento

Ataliba Holanda

Ataliba Holanda

João Furlan Duarte

João Furlan Duarte

Marcelo Alcantara

Marcelo Alcantara

Betina Santos

Betina Santos

Jorge Soares

Jorge Soares

Paulo André Holanda

Paulo André Holanda

Gabriela Carvalho

Gabriela Carvalho

Juliana Arcanjo

Juliana Arcanjo

Tarcísio Bastos

Tarcísio Bastos

Herbert Lima

Herbert Lima

Luiz Soares

Luiz Soares

Vasco Furtado

Vasco Furtado