Perguntas Frequentes

Questões Técnicas

O Elmo evita a intubação?

Pode evitar. O capacete é um dispositivo para suporte respiratório não invasivo com aplicação de pressão positiva contínua em vias aéreas (CPAP) sob altos fluxos de O2 e ar comprimido. Pode estar associado também à maior segurança para os profissionais de saúde por resultar em menor risco de vazamento e dispersão de gotículas e aerossóis durante sua aplicação. Mas, é importante lembrar, não substitui a necessidade de uso correto e rigoroso de EPI’s.

Que tipos de paciente podem se beneficiar?

O dispositivo tem indicação para o quadro clínico de insuficiência respiratória hipoxêmica de leve a moderada e também pode auxiliar casos em início de gravidade.

Apesar de surgir como alternativa mais barata e rápida no tratamento de pacientes com SARS-CoV-2, o equipamento pode ser útil, também, no tratamento de outras enfermidades que causem insuficiências respiratórias hipoxêmicas.

Já foi testado em pacientes?

Sim! Os testes clínicos foram aplicados durante cinco meses em pacientes internados no Hospital Leonardo da Vinci (HLV), unidade de saúde do Governo do Ceará adquirida durante a pandemia. Ao todo, 10 protótipos do equipamento foram utilizados em pelo menos 12 pacientes voluntários, com o objetivo de aferir a eficácia no que diz respeito à oxigenação e usabilidade, além de identificar possíveis efeitos colaterais. O Elmo foi fundamental para evitar a intubação de pacientes, reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Apenas quatro das dez pessoas que usaram o capacete no HLV precisaram ser transferidas para UTIs.

O Elmo tem aprovação da Anvisa?

O Elmo foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por isso já pode ser produzido em escala industrial. Com a eficácia comprovada, o aval foi concedido no dia 29 de outubro de 2020 à Esmaltec, empresa que vai fabricá-lo e comercializá-lo. Já a patente do dispositivo foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em julho de 2020.

Aquisição do Produto

Onde posso comprar o Elmo?

 Para comprar o Elmo, você deverá entrar em contato com a Esmaltec através do telefone: +55 0800 275.1414

Como solicitar o Elmo para a rede pública do Ceará?

Caso você seja de uma instituição de **Saúde Pública do Ceará**, você deve enviar um ofício para o e-mail assessoriaseade@gmail.com, incluindo uma justificativa para aquisição do equipamento, e aguardar resposta. Os equipamentos serão enviados de acordo com a disponibilidade do produto. Em caso de dúvida, ligue: 3101-2624.

Treinamentos

Quero fazer o treinamento. O que devo fazer?

Acesse o link de treinamento, preencha o formulário e aguarde que retornaremos em breve

Quem pode fazer o treinamento

Apenas profissionais da área da saúde: médicos (as), enfermeiros (as), fisioterapeutas e engenheiros (as) clínicos.

Existe a modalidade de educação à distância?

Sim, existe. O treinamento virtual é feito com a nossa equipe de instrutores em sincronismo com a turma de participantes em tempo real. Essa modalidade é voltada, principalmente, para atender profissionais de saúde de outros estados.

Qual é a metodologia?

A metodologia é a simulação realística baseada em competência. O objetivo é desenvolver um conjunto de habilidades cognitivas, psicomotoras e perceptuais, para o desenvolvimento de uma competência única “Capacidade para Manejo do Elmo em Pacientes com Insuficiência Respiratória Aguda Hipoxêmica”.

Quanto tempo dura o treinamento?

Quatro horas.

Existe uma quantidade mínima de alunos para fechar turma de outros estados?
  • Quantidade mínima: 6 alunos
  • Quantidade máxima: 10 alunos
A ESP/CE emite certificação para quem concluiu o curso?

Não. Emitimos uma declaração de participação, pois se trata de um treinamento de curta duração (quatro horas).

É obrigatório o treinamento?

Uma vez aprovado pela Anvisa, qualquer profissional de saúde está respaldado a usar o Elmo. Porém, tratando-se de um dispositivo novo de suporte respiratório, recomenda-se fortemente o treinamento dos profissionais que irão manuseá-lo, para maior segurança do profissional e, principalmente, do paciente.

Quem são os facilitadores/instrutores?

São três profissionais: um médico (a), um enfermeiro (a) e/ou um(a) fisioterapeuta. Todos envolvidos no projeto de treinamento de habilidades sobre o manejo do Elmo, qualificados pela equipe de desenvolvedores e pesquisadores do ElmoCpap 1.0, e desenvolvidos sistematicamente pela equipe de desenvolvimento educacional da ESP/CE para melhor aplicabilidade da metodologia da simulação realística baseada em competência e treinamento de habilidades.

Posso atuar como multiplicador do conhecimento para minha equipe?

Sim, pode. Quem faz o curso está apto a replicar o conhecimento para outros profissionais, utilizando uma estrutura mínima necessária para que esse conhecimento seja repassado de maneira efetiva.

Fiz o treinamento e estou com dúvidas: a quem devo procurar?

Você deve procurar o “ponto focal” da sua turma, profissional da saúde que está em contato conosco através do grupo de Whats App específico para sanar dúvidas, discutir casos clínicos, compartilhar experiências e demais aspectos da aplicabilidade técnica e clínica do ElmoCpap 1.0 que favorecem a curva de aprendizagem dos profissionais treinados pela ESP/CE.

Parcerias

Quero doar e contribuir para a produção de mais Elmos. Como posso realizar minha doação?

Você deve realizar a compra normalmente através da Esmaltec (https://sus.ce.gov.br/elmo/#vendas) e entrar em contato com a Escola de Saúde Pública do Ceará para falarmos sobre o treinamento para o uso do dispositivo: 85 9 8439.0220.