Av. Antônio Justa, 3161 anexo, Meireles, Fortaleza, CE, 60165-090

felicilab@esp.ce.gov.br



Queremos ouvir você

Se de alguma maneira sua vida foi impactada pelas ações do Felicilab, que tal falar sobre isso e nos ajudar a nos planejar para o futuro?

Resultado da oficina de Design de Serviços está no ar!

Acesse para descobrir como construímos o primeiro banco público de problemas do SUS

CONHEÇA O FELICILAB

Mais que um setor ou um laboratório, somos um movimento. De forma colaborativa, estamos quebrando paradigmas no setor público, propondo metodologias inovadoras, sempre a partir dos problemas reais das pessoas. Surgimos em 2020, e temos uma longa missão pela frente. Com métodos e ações inspirados no Design Thinking e nas metodologias ágeis, oferecemos soluções para entidades públicas e privadas.

COMO TRABALHAMOS?

Acreditamos que a Governança colaborativa e as políticas digitais possibilitam novas dinâmicas de colaboração em rede na elaboração, desenvolvimento e monitoramento das políticas públicas, com mais agilidade, transparência e controle social.
O modelo de Governança Colaborativa se baseia na transparência radical, transversalidade e horizontalidade.

A transparência radical trata da garantia de que todos têm acesso irrestrito ao modo como os recursos públicos são usados, entendendo de onde os recursos vêm e como são aplicados. Também diz respeito à responsabilidade de criar soluções digitais em código aberto que podem ser apropriadas, replicadas e melhoradas por pessoas do ecossistema de inovação, promovendo a colaboração em rede.

A transversalidade diz respeito à busca por diferentes fontes de conhecimento, que consideram saberes populares, técnicos e científicos, promovendo diálogo entre todos os grupos envolvidos no processo. Assim, as relações de poder são atravessadas por uma prática permanentemente colaborativa e sensível à reinvenção, permitindo superar ideias pré-concebidas e protocolos ultrapassados.

A horizontalidade propõe que todos os grupos interessados – sejam pessoas cidadãs, especialistas ou gestoras – tenham influência equivalente na tomada das decisões que implicam na realização das ações e soluções implementadas pelo laboratório. O acolhimento a esses vários grupos tem a intenção de receber feedbacks e sugestões que contribuam com a evolução contínua de cada solução em todas as etapas de seu desenvolvimento.

SUSTENTABILIDADE

Otimização de recursos

AGILIDADE

Redução de tempo na realização das tarefas

INTEGRIDADE

Soluções confiáveis, mais seguras e auditáveis

USABILIDADE

Soluções mais intuitivas e adequadas às necessidades das pessoas

INTELIGÊNCIA

Tomadas de decisões baseadas em evidências científicas

Nossas soluções salvam vidas

Mapa da Saúde

Governança Colaborativa no SUS

Desenvolve e implementa uma plataforma colaborativa, onde é possível encontrar e inserir informações sobre profissionais (pessoas gestoras e trabalhadoras), eventos (oficiais e comunitários), espaços (públicos e privados), além de indicadores e inscrições em diferentes oportunidades na área da saúde no Ceará.

mapa.sus.ce.gov.br

128 oportunidades

15.001 cadastros

510.770 visualizações

Mapa da Saúde

O super app do profissional da saúde
Entrega informações, serviços e oportunidades, de forma automatizada, personalizada e segura, na palma da mão dos profissionais, otimizando seu tempo e apoiando a tomada de decisões com base em dados e evidências científicas.
i.sus.ce.gov.br

4.155 cadastros

375.761 visualizações

Mapa da Saúde

Metodologia criada pelo Felicilab – aplicada inicialmente em 2021, junto à Secretaria Executiva de Políticas de Saúde – e utilizada na realização de cinco oficinas de elaboração de políticas públicas. Em 2022, a metodologia foi aplicada em toda a ESP, com oficinas que mapearam e priorizaram 106 problemas institucionais, gerando um banco de histórias de usuários a serem desenvolvidas e implementadas.

sus.ce.gov.br/felicilab/oficinadesignesp

350 pessoas atendidas

5 políticas públicas elaboradas

106 problemas

Veja o que os Felicilabers estão produzindo por aqui =)

Artigos, notícias e muito mais …

Bora tomar um café juntes?

Vamos conversar =)

12 + 6 =