Boas vindas aos novos felicilabers
Publicado em 7 de junho de 2021

 

A semana que passou foi cheia de atividades para os quatro novos bolsistas do FeliciLab, originários do Edital 19: Alexandre Rodolpho, Ana Paula Veras, Gabriela Marques e Roberta Gomes. A acolhida começou na terça, 01.06, com encontros remotos de onboarding, e se estendeu até hoje, 07 de junho.

Para dar início ao processo de integração dos novos bolsistas, os felicilabers veteranos Clarisse Castro e Washington Forte conduziram uma apresentação sobre o que é o FeliciLab, o que é a Escola de Saúde Pública do Ceará, quais nossos principais produtos e como estão distribuídas as pessoas atualmente presentes nas equipes. E Camila Colares, também veterana, apresentou os métodos ágeis e seus impactos no desenvolvimento de soluções. Tudo no sentido de situar os chegantes em nossas missões e propósitos.

A primeira dinâmica de integração com as novas pessoas outorgadas foi um momento rico de trocas e afetos, onde elas se apresentaram, falaram sobre suas formações e motivações para ser um felicilaber, e suscitaram algumas reflexões a partir das dúvidas compartilhadas no grupo.

Gabriela Marques, a Gabi, é formada em Arquitetura e Urbanismo (UFC), fez mestrado em Geografia, e nos contou um pouco da sua história: “Eu sempre me envolvi com as questões urbanas da cidade, com cartografia digital, geoprocessamento de dados e paralelamente a isso eu nunca abandonei os projetos de arquitetura”.

Seu desejo de participar do Edital relaciona-se com o próprio desejo de fortalecer o SUS. “Diante da situação que a gente vive hoje de pandemia, a gente vai percebendo como essa questão do SUS e da saúde é tão importante e necessário que a gente fortaleça. E ter a oportunidade de trabalhar com isso acho muito bacana.”

Já para Ana Paula, graduada em Cinema e Audiovisual (UFC), com mestrado em Artes e atualmente cursando doutorado no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFC, a motivação de ingressar no FeliciLab foi uma aposta em relação a pensar como esse campo do saber da comunicação e do audiovisual, que já a acompanham há um certo tempo, se relacionam com a saúde e a inovação.

“Desde 2018 faço parte da coordenação de um projeto chamado Cinema no Brejo, na região do Maciço de Baturité, que são oficinas e vivências sobre cinema itinerante para os jovens das várias comunidades do Maciço. E em relação à Escola de Saúde Pública foi uma aposta, que pode render frutos muito interessantes. Estou bem empolgada e feliz de estar aqui com vocês.”

Sentimos que os chegantes estão afinados com nossa missão enquanto Laboratório de Inovação da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE): contribuir para o bem-estar e felicidade das pessoas através da educação, do conhecimento e da inovação para a saúde individual e coletiva.

“É um trabalho que a gente consegue ver um resultado, estamos contribuindo e ajudando a melhorar a saúde pública e o SUS, isso é algo que brilha os olhos. A gente acredita nisso e trabalha para isso”, relata Washington Forte, gestor da célula de design do FeliciLab, o DesignLab.

Os novos bolsistas serão assim integrados: Alexandre e Roberta atuarão na gestão de projetos, Gabriela no DesignLab, e Ana Paula no PubliciLab.

por

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.