Boas vindas às novas felicilabers
Publicado em 13 de setembro de 2021

 

O início do mês de setembro marca as boas vindas das novas bolsistas convocadas para assumir papéis no FeliciLab, originárias do Edital 19: Bruna Queiroz, Daiane Abreu, Janete Amaral e Thais Toscano que irão trabalhar no administrativo e na gestão de projetos. A acolhida começou na quarta-feira (06) e se estende até amanhã, terça-feira (14) com encontros online e presencial. 

Durante o processo de integração das novas pessoas outorgadas, os felicilabers veteranos Camila Colares, Washington Forte e Mayara Monte conduziram uma apresentação sobre o que é o FeliciLab, o que é a Escola de Saúde Pública do Ceará, quais nossos principais produtos e como estão distribuídas as pessoas atualmente presentes nas equipes. Também foram apresentados os métodos ágeis e seus impactos no desenvolvimento de soluções. Tudo no sentido de situar os chegantes em nossas missões e propósitos.

Daiane Abreu diz que as novas técnicas chegam para agregar muito valor aos projetos de caráter público: “Tenho visto de forma muito positiva a integração, primeiro pela oportunidade de nos conhecermos mais como equipe de trabalho e também por estarmos vendo a diversidade de projetos e produtos em que iremos trabalhar. Outro ponto bastante positivo é a implantação dos métodos ágeis em projetos do governo. Vejo com muita admiração o empenho do NIT.”

Os encontros de onboarding consistem em apresentações presenciais pela manhã, onde as bolsistas puderam conhecer parte do time e o ambiente de trabalho. Bruna Queiroz relata suas expectativas com a entrada na Escola de Saúde Pública: “A integração está sendo muito importante para conhecer a ESP, pois não imaginava os projetos que tem e da importância de todos. Estou com ótimas expectativas para iniciar no projeto que irei ser alocada, pois todos tem grande importância na área de atuação.”

Já para Thais Toscano, o FeliciLab é a sua primeira experiência profissional voltada para o campo da tecnologia da informação aliada à saúde. É um grande desafio, mas traz muitas oportunidades.

“Está sendo uma experiência incrível, é muito diferente de todas as áreas que já desempenhei, vem somar bastante ao meu desenvolvimento profissional e quero trazer a minha experiência em gestão de pessoas para adaptar essa visão do usuário. Estou conhecendo um universo bem amplo, vasto e aprendendo muita coisa”, afirma.

No período da tarde, as bolsistas ficam imersas nas leituras, no aprendizado dos novos métodos, nos vídeos e materiais informativos. “São dias extremamente desafiadores, porque passamos a manhã na ESP e a tarde ficamos aqui imersas em assistir os vídeos referentes, fazer as leituras dos projetos e descobrir realmente como funcionam as metodologias ágeis. De tudo que nós vimos, eu só conhecia a metodologia do Kanban, mas com uma visão completamente diferente voltada para a administração da produção. Então está sendo muito rico esse momento”, completa Thais.

Com o novo modelo de governança da ESP ao se tornar uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), a tecnologia passou a ser vista como um processo transversal, com vista a atender as necessidades da população. Janete Amaral ressalta que estar integrada a essa nova experiência é fundamental para o desempenho das funções.

“Cada instituição tem seu modelo e as suas ferramentas, como a Escola de Saúde Pública tem muitas soluções inovadoras, esse momento de integração é muito importante, porque nós estamos vindo de outras experiências e precisamos ter um background inicial para assumir essa missão. Eu acho que foi muito bem pensado e estou gostando muito.”

A nova bolsista irá atuar na gestão de projetos e conta como essa experiência agregará na sua carreira: “Como eu ainda não tinha vivido isso na área da saúde, ter a oportunidade de atuar com as ferramentas mais modernas e atuais na gestão de projetos e na construção de software, é bem interessante e estou me surpreendendo muito”, finaliza. 

por Sara Café

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *