Dúvidas do Edital
O que é a ESP e onde vou colaborar?

A ESP é a Escola da Saúde Pública do Ceará, uma autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará – SESA e que trabalha com a educação permanente em Saúde. Desde maio de 2021, a ESP é uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT). Uma vez aprovado no edital, você vai realizar atividades sob orientação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/ESP-CE) .

Bolsas para Saúde e Inovação? Como isso funciona?

As bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação destinam-se para a produção de atividades inovadoras na área da saúde e suas interfaces, desenvolvidas no contexto institucional ou em interação com os diversos setores da sociedade.
Desenvolvimento Tecnológico e Inovação são o conjunto de ações de cunho tecnológico e científico voltados para a criação, incorporação e/ou aperfeiçoamento de produtos, processos ou serviços de interesse da saúde.

Quais são as áreas de atuação?

Design de Experiência/Interface de Usuário, Gestão de Design e/ou Design de Serviços, Design Educacional, Design (Nível Técnico), Programação, Programação (Nível Técnico), Suporte (Nível Técnico), Ciência de Dados, Gestão de Projetos/Análise de Negócios, Gestão de Produtos, Gestão de Narrativas, Facilitação de Comunidades, Produção Multimídia, Documentação Técnica.

Quais os projetos que vou atuar?

Quando convocadas, as pessoas vão atuar nas demandas dos projetos: Mapa Digital da Saúde e Soluções Digitais para Educação na Saúde.

Tenho que pagar para me inscrever no processo seletivo?

Não, as inscrições são totalmente gratuitas.

Quais as condições para eu assumir a bolsa?

De acordo com edital, o participante deverá atender às seguintes exigências:

  • Ter sido aprovado nesta seleção na forma estabelecida neste Edital;
  • Ter nacionalidade brasileira ou, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com o reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no Art. 13 do Decreto nº70.436 de 18 de abril de 1972;
  • Gozar dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Estar quite com as obrigações do Serviço Militar (para os participantes do sexo masculino);
  • Possuir os requisitos de formação acadêmica (perfil, formação e requisitos) referente ao perfil que o participante concorreu, prevista no Anexo I, considerando ainda o subitem 2.8 deste Edital, não sendo aceitos titulação diversa a exigida;
  • Ter idade mínima de 18 anos na época da outorga;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atividades previstas;
  • Estar quite com os setores de distribuição dos foros criminais, das Justiças Federal e Estadual, dos lugares em que tenha residido nos últimos cinco anos;
  • Estar quite com a folha de antecedentes da Polícia Federal e da Polícia dos Estados onde tenha residido nos últimos cinco anos, expedida, no máximo, há seis meses;
  • Ter conhecimentos de informática básica no manuseio de editores de texto, planilhas, navegação na internet, uso de e-mail e aplicativos de apresentação seja em software livre, público ou proprietário;
  • Estar devidamente inscrito em seu Conselho Regional Profissional (quando necessária comprovação);
  • Não possuir nenhum vínculo em regime integral, excetuando-se os casos previstos em lei.
Tenho que ter todas as especialidades para concorrer a vaga?

Os candidatos devem atender ao perfil, a formação e aos requisitos da área de atuação para a qual concorreu, exigidos no Anexo I do Edital, sob pena de desclassificação, caso não sejam comprovados.

Qual a modalidade de trabalho?

Híbrido ou presencial. As atividades que puderem ser realizadas de forma remota serão, a critério da natureza das atividades do projeto e de acordo com as regras sanitárias vigentes.

A pessoa convocada pode ser de outro Estado?

Sim. Diante da possibilidade de trabalho remoto, podem se inscrever pessoas brasileiras de quaisquer lugares do mundo, desde que atendam às condições para assumir a bolsa.

Como faço para me inscrever?

Fizemos um vídeo especialmente para orientar sobre o passo a passo da inscrição. Em breve disponibilizaremos o link.

Que documentos eu preciso ter para me inscrever?

Para a inscrição no edital, você deverá ter em mãos o CPF, identidade e link do currículo lattes. Além disso, será necessário ter cópia digitalizada de todas as documentações exigidas para a área de atuação escolhida, tais como formação complementar, cursos, portfolio, dentre outros.

Eu posso me inscrever em mais de um perfil?

Sim. No ato da inscrição, o participante poderá escolher até dois perfis em Áreas de Atuação distintas.

Como será o processo seletivo?

Será em etapa única, dividida em dois momentos, da seguinte forma:

  • Primeiro momento: avaliação curricular – 40% da nota final
  • Segundo momento: plano de trabalho – 60% da nota final
Como é o tipo de contratação?

Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e Bolsa de Extensão Tecnológica. Importante lembrar que ser bolsista não configura vínculo empregatício.

Vou ser chamado imediatamente?

A convocação depende da demanda e da disposição de recursos dos projetos em desenvolvimento, dentro da vigência do edital.

Como vou receber a bolsa?

Para receber os valores pertinentes à bolsa, os participantes convocados deverão, obrigatoriamente, ter conta-corrente no Banco Bradesco S/A.

Qual a duração da bolsa

A bolsa tem validade de um ano, mas pode ser estendida ou cancelada, de acordo com as necessidades do projeto, conforme disposto no edital.

Quais as datas para inscrição, provas e resultado?
  • Inscrições: 14 de dezembro de 2021 a 03 de janeiro de 2022
  • Resultado preliminar: 14 de janeiro de 2022
  • Período de recurso: 15 a 17 de janeiro de 2022
  • Resultado final: 21 de janeiro de 2022