Av. Antônio Justa, 3161 anexo, Meireles, Fortaleza, CE, 60165-090

felicilab@esp.ce.gov.br



Por Ranielder Freitas, líder do DesignLab. 

Foto: Hellen Hilário.

A Oficina Imersão para Redesign do Mapas proporcionou a oportunidade de analisar as ferramentas já existentes, a partir da Metodologia de UX Design desenhada e proposta pelo time do DesignLab. A metodologia pode ser descrita na série de passos abaixo:

Metodologia UX utilizada: 

Histórias de usuário → Jornadas de Usuário → Arquitetura da Informação

 

  1. Os participantes traçaram as principais Histórias de Usuário da Plataforma Mapa da Saúde e Mapa da Cultura. 
  2. Essas Histórias servirão como base para compreensão de quais Jornadas de Usuários devem ser perseguidas para nortear o restante do processo de Redesign.
  3. Com as Jornadas traçadas, será possível entender como os elementos que irão compor a interface se relacionam para entregar a experiência desejada por meio das funcionalidades disponível na Plataforma Mapas. Esse método chama-se Arquitetura da Informação.

 

Foi abordado ainda o processo de estruturação e condução para Testes de Usabilidade, tanto para produtos que já existem, mas necessitam de melhorias, quanto para produtos que estão em processo de desenvolvimento.

 

Os participantes foram adicionados a um grupo no Telegram de Redesign do Mapas onde poderão acompanhar o processo através de Boards colaborativas. 

 

Em uma próxima etapa, será analisada a melhor forma e momento para criação do repositório compartilhado no GitHub para envolver a comunidade de desenvolvimento do Mapas.