Gestão colaborativa é tema de diálogo entre Sesa e ESP
Publicado em 29 de abril de 2021

Na tarde de hoje, 29 de abril, as equipes de Tecnologia da Informação e da Comunicação e de Inovação Tecnológica, da Secretaria da Saúde do Ceará e da Escola de Saúde Pública, se reuniram para conversar sobre iniciativas intersetoriais já em desenvolvimento, especialmente o Projeto de Dimensionamento da Força de Trabalho, que vai mapear, avaliar e qualificar a rede de profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde no Ceará.

Na oportunidade, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sesa (Cotic) foi apresentada às ferramentas que vêm sendo desenvolvidas pelo FeliciLab – Laboratório de Inovações da ESP/CE, iniciativa que faz parte do Núcleo de Inovação Tecnológica da ESP, entre elas o iSUS, Mapa Digital da Saúde, ID Saúde e o Qualiquiz, que juntos viabilizam uma Plataforma Digital de Dimensionamento e Avaliação da Força de Trabalho. As equipes puderam apresentar as soluções já disponíveis e identificar oportunidades de integração de iniciativas e de políticas, além de organizar demandas que já vêm se consolidando a partir de diferentes secretarias executivas da própria Sesa.

Da Secretaria da Saúde do Ceará estavam presentes na reunião o coordenador da Cotic, Araguacy Veras, e a gestora de projetos da Coordenadoria, Elayne Suruagy. E da Escola de Saúde Pública, a gestora do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação, Irlene Rodrigues, o Assessor Especial de Inovação e coordenador do FeliciLab, Uirá Porã, o líder técnico do Laboratório, Victor Magalhães, e o coordenador do projeto Mapa da Saúde, Rafael Moreira, além da coordenadora do Projeto de Dimensionamento e Avaliação da Força de Trabalho, Gláucia Posso.

Uirá chamou atenção para o conjunto de ferramentas de governança colaborativa que vêm sendo implementadas pela Escola através do seu Laboratório de Inovações, e destacou o fato de todos os projetos serem desenvolvidos em código aberto. “O que a gente deseja com isso é facilitar esse processo de integração e de apropriação pela equipe da Secretaria de Saúde das diversas possibilidades de utilização dessas soluções”.

Para Araguacy, o encontro fortaleceu o viés colaborativo da atual política de gestão da Cotic. “A gente quer somar mais, então quanto mais estivermos andando uns dos lado dos outros, de mãos dadas, mais a gente entrega e mais a gente agrega valor à saúde”. E foi importante porque definiu uma agenda de encontro semanais entre Cotic (Sesa), Nutic (ESP) e NIT/FeliciLab (ESP), com o objetivo de identificar oportunidades e demandas de forma contínua.

Victor Magalhães destacou a possibilidade de futuras integrações de serviços entre Sesa e ESP como aspecto mais importante do encontro. “Conseguimos apresentar de forma resumida o ecossistema de projetos prioritários do FeliciLab, e identificamos um imenso potencial comum de fortalecimento de soluções”.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

por

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.