Mapa da Saúde: plataforma colaborativa ultrapassa marca de dois mil inscritos

28 de janeiro de 2022 - 17:21

Texto: Daniel Araújo | Arte gráfica: Deborah Muniz


Solução aberta para governança colaborativa desenvolvida pelo Laboratório de Inovação no SUS do Ceará (Felicilab), o Mapa Digital da Saúde ultrapassou a marca de 2.200 pessoas cadastradas em seu banco. Quase metade dessas inscrições ocorreram entre novembro e dezembro do ano passado, quando a plataforma auxiliou a execução do Concurso Município Inovador, ação estratégica do Programa Cuidar Melhor, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Mapa da Saúde foi criado como política digital de relacionamento e gestão de informações. Com ele, a ideia é que dados de diferentes sistemas e serviços sejam organizados, oferecendo aos cidadãos e aos governos um importante instrumento de apoio, avaliação e qualificação da força de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo de 2021, a iniciativa deu suporte também a editais, cursos, processos seletivos e eventos da área.

Para o coordenador do Felicilab e assessor especial de inovação da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), Uirá Porã, o número é significativo por representar a oferta de novas oportunidades por meio da participação social na Saúde. “São cadastros de novos agentes que, ao utilizarem o Mapa da Saúde, se apropriam das oportunidades e se tornam também pontos de contato com toda a rede de Saúde do Estado”, afirma.

No último ano, a ferramenta foi responsável pela análise situacional da Saúde, auxiliando na identificação das necessidades dos gestores, profissionais da área e cidadãos. Além disso, serviu como base para o estabelecimento de metas, possibilitando aos gestores do SUS o entendimento de questões estratégicas para a tomada de decisões no planejamento, na formulação e implementação das políticas no setor.

Todos os dados disponibilizados na ferramenta são organizados e dispostos com base na experiência de usabilidade dos usuários. As informações são apresentadas de forma integral em diversos formatos, que vão desde interfaces web e aplicativos mobile, bases de dados abertas, gráficos e infográficos.

A gestora de narrativas do Felicilab, Clarisse Castro, afirma que a plataforma é uma importante base de dados, já que fortalece o relacionamento com a gestão da força de trabalho e qualifica a informação em Saúde. “E para os gestores também, uma vez que podem usar o Mapa para criar outras oportunidades – de eventos, de editais, de políticas etc., com o nosso apoio”, complementa.

Para 2022, a perspectiva é de que o projeto siga um fluxo de atualizações constantes em seu sistema. A medida vai ao encontro do amadurecimento do Mapa da Saúde a fim de que ele possa atender às diversas iniciativas SUS do Ceará, nos campos da Inovação e Inteligência em Saúde, Educação Permanente e de Inovação dos setores da instituição. “Muito vai acontecer em 2022 e, quanto mais [o Mapa da Saúde] for usado, quanto mais for adotado por gestores, por pessoas em geral, mais robusto ficará o sistema”, diz Castro.

Laboratório de Inovação

Iniciativa da ESP/CE, o Felicilab foi criado com o objetivo de pensar, produzir e distribuir soluções inovadoras para a implantação e o fortalecimento da saúde pública no Ceará. Em janeiro deste ano, uma portaria da Sesa instituiu o laboratório como instrumento do SUS do Estado.