NIT da ESP promove integração entre colaboradores e discute modelos de gestão

8 de julho de 2021 - 17:00 # # #

Texto e Foto: Jackson de Moura

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) reuniu nesta quinta-feira, 08, os 40 colaboradores do setor para discutir modelos de gestão e modalidades de trabalho visando aprimorar as atividades em tempos de pandemia e estabelecer metas em curto, médio e longo prazo. Batizado de Encontro de Territorialização, o evento também integrou a equipe por meio de diversas atividades realizadas ao longo do dia no auditório Maria José dos Santos Ferreira Gomes, com transmissão online para os colaboradores que atuam remotamente.

Durante a abertura do evento, o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, destacou algumas atividades desenvolvidas pelo NIT e o papel estratégico do setor no novo contexto da ESP, já reconhecida por lei como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), atuando no desenvolvimento de pesquisas e inovação em prol do sistema público de saúde.

“A ESP/CE passa a assumir em sua estrutura algumas competências que não tinha antes. A inteligência em saúde é uma das vertentes, que terá interface com a inovação, e precisa de ferramentas para comunicar esse diagnóstico aos profissionais e comunidade. É vida nova que se instala na ESP que queremos que transborde para o sistema de saúde e sociedade”, frisou.

O Encontro de Territorialização foi realizado por meio de diversas oficinas, apresentações e rodas de conversa. A coordenadora do NIT, Alice Pequeno, e o assessor especial de inovação da ESP/CE, Uirá Porã, destacaram os desafios e motivações que impulsionam as atividades da área na ESP.

“A gente se percebe nos nossos projetos. Tivemos conquistas e avanços, mas precisamos melhorar ainda. A ESP se tornou uma ICT e temos uma política de inovação. Agora estamos instituindo o núcleo de inovação, que somos nós. Primamos pela organização dos projetos das pessoas e pela escuta de todos os colaboradores. Precisamos avançar na implementação da cultura de inovação e instituir a política com mecanismos e um calendário de eventos da inovação”, destacou Alice Pequeno.

Uirá Porá destacou a necessidade de desenvolver eventos semelhantes para a tomada estratégica de decisões na equipe. “O que a gente deseja com isso é facilitar esse processo de integração e de apropriação pela equipe em meio às diversas possibilidades de soluções a partir da inovação”, enfatizou.

NIT

O Núcleo de Inovação Tecnológica da ESP/CE foi oficializado a partir da publicação, em 25 de junho, da Política de Inovação da Escola de Saúde Pública no Diário Oficial do Estado. Responsável por esse modelo de política, o NIT está à frente de diversas atividades, como a política de patentes, a transferência de tecnologias, os termos de cooperações institucionais, entre outras dimensões de fomento e qualificação da rede de inovação em saúde em âmbito estadual.

Entre os projetos de destaque com envolvimento do setor estão o iSUS, aplicativo voltado para os profissionais de saúde, a participação no desenvolvimento do hotsite com informações sobre a Covid-19 no Ceará, o Mapa da Saúde e o sistema da Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios.