


Oficina de Design de Serviços promoveu diagnóstico de problemas da ESP/CE, com uso de Design Thinking
A Oficina de Design de Serviços da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) reuniu representantes de todas as áreas da Escola para vivenciar um processo de identificação dos seus principais desafios institucionais e possíveis caminhos de resolução, por meio de um processo colaborativo baseado no Design Thinking.
Como parte do processo de construção da Oficina, para que cada um destes desafios pudesse ser reconhecido e acolhido de forma consistente, o Felicilab propôs que cada área se reunisse com o time de Design em um momento reservado, onde poderiam ser compreendidos e categorizados os problemas, as causas e as consequências de cada uma das áreas, sendo elas: Governança e Gestão; Educação e Extensão; Desenvolvimento Educacional; Inteligência em Saúde; Pesquisa em Saúde; e Inovação e Tecnologias. As Pré-oficinas, como ficaram conhecidos esses momentos, aconteceram entre os dias 18 de maio e 6 de junho de 2022.
Como resultado desse processo inicial, além da identificação dos problemas, cada área pôde avaliar e fazer um exercício de priorização da busca por soluções. Com o uso da Matriz GUT, puderam questionar: quais os problemas mais urgentes? Quantas pessoas cada problema impacta? Esse impacto se amplia em quanto tempo? Reflexão que gerou uma percepção mais integrada sobre as dores vivenciadas dentro de cada área justamente por quem lida com as mesmas em seus cotidianos.
Em seguida, o time de Design se debruçou sobre os achados de cada encontro, compreendeu e refinou os problemas de todas as áreas, identificando semelhanças entre eles, e produzindo memória dos processos e resultados dessa etapa. Nessa etapa ficou claro que grande parte do que as áreas apontaram como dores, se repetiam com muita similaridade em mais de uma área, mostrando que muitas vezes tratava-se de problemas transversais.
O passo seguinte foi de estudar as metas e objetivos estratégicos da ESP e produzir uma relação entre o que já havia sido pactuado institucionalmente por meio dos instrumentos de planejamento, e os problemas agora identificados. O objetivo dessa etapa foi compreender como esses problemas impactavam o alcance das metas anteriormente estabelecidas. Também foram avaliadas as competências de cada área, identificando a capacidade de intervenção na busca de soluções e produzindo um diagnóstico atualizado dos desafios da Escola.
Como reflexo desse processo de construção da Oficina, ficou mais clara para o Felicilab a relação dos problemas com os desafios da área de Inovação e Tecnologias, ou seja, com nossas próprias competências, assim como tornou-se possível perceber que para muitos dos problemas identificados já estamos desenvolvendo soluções, mas essa informação não estava clara para as áreas da Escola.
Com esse conjunto de análises em mãos, promovemos a Oficina de Design de Serviços da ESP, nos dias 28, 29 e 30 de junho, das 13h30 às 17 horas, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, a BECE.
Declaração de participação está disponível para download!
Informamos que a declaração de participação na Oficina de Design, que aconteceu na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), entre os dias 28 e 30 de junho, já está disponível para download. A declaração corresponde à carga horária de 20 horas.
Quem tem direito à declaração?
Têm direito à declaração todos os participantes que compareceram a pelo menos dois dias de Oficina.
Como fazer para acessar a declaração?
Para ter acesso, basta fazer o download da declaração no Mapa da Saúde.
Acesse este link. depois clique em “Loren Ipsun” de seu perfil e baixe a declaração [Verificar caminho].
Não me inscrevi na Oficina, mas compareci a pelo menos dois dias do evento. Como posso obter a declaração?
Se esse foi o seu caso, você deverá nos solicitar a emissão da declaração por e-mail, informando os seguintes dados:
A METODOLOGIA DA OFICINA DE DESIGN DE SERVIÇOS
A metodologia que foi aplicada pela Oficina de Design de Serviços da ESP 2022 foi desenvolvida pelo time de Design do Felicilab especificamente para este momento, utilizando-se das ferramentas e métodos de design como pontos de partida para a sua construção e direcionamento às idiossincrasias da Escola de Saúde Pública do Ceará. A oficina foi dividida em três momentos: Pré-Oficina, Oficina e Pós-Oficina. Toda a estrutura da metodologia está presente na imagem abaixo e será explicada, etapa por etapa, nas seções seguintes.
Clique na imagem para ampliá-la.
Para apoiar a construção dos grupos de trabalhadores para as pré-oficinas, foi adotada a divisão proposta no documento de macroprocessos por eixos estratégicos da ESP. Além disso, a Oficina se orientou baseada no Mapa Estratégico 2019-2023. Ambos documentos podem ser consultados abaixo.

PRÉ-OFICINAS
Para que cada um dos desafios da escola possam ser reconhecidos e acolhidos de forma consistente, o Felicilab propôs que cada área se encontrasse com o time do DesignLab em um momento isolado, onde poderiam ser percebidos os principais problemas da área e priorizá-los de forma mais específica. Os trabalhadores da ESP foram agrupados pelos eixos estratégicos da escola, a saber: Governança e Gestão, Educação e Extensão, Desenvolvimento Educacional, Inteligência em Saúde, Pesquisa em Saúde e Inovação e Tecnologia. A este momento chamamos de Pré-Oficina.
Condução da Etapa 1
Achados da Etapa 1
Abaixo, reunimos os achados de cada pré-oficina em cards específicos onde será possível consultar quadros sistematizados de problemas e sua respectivas priorizações, além de baixá-los.
Com os achados de cada pré-oficina, o time de design do Felicilab se debruçou em organizar cada um dos problemas em um Banco de Problemas unificado e categorizado. Com isso, foi possível encontrar relações entre as dores das áreas e reuni-las por aproximação semântica, o que chamamos de problemas transversais. A metologia utilizada e o resultado de cada um desses processos pode ser conferido abaixo:
Com os achados de cada pré-oficina, o time de design do Felicilab se debruçou em organizar cada um dos problemas em um Banco de Problemas unificado e categorizado. Com isso, foi possível encontrar relações entre as dores das áreas e reuni-las por aproximação semântica, o que chamamos de problemas transversais. A metologia utilizada e o resultado de cada um desses processos pode ser conferido abaixo:

ETAPA 2 – OFICINA
A Oficina de Design de Serviços da ESP aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2022, na Biblioteca Estadual do Ceará, a BECE. Ao longo destes três dias, trabalhadores de todos os eixos estratégicos colaboraram com a identificação de problemas, mapeamento de personas e suas necessidades, assim como a construção das histórias de usuários. A metodologia utilizada para cada momento e os achados de cada momento podem ser conferidos a seguir.
Condução da Etapa 2
Achados da Etapa 2
Cada momento da oficina gerou uma série de achados que foram sistematizados e podem ser acessados nesta seção.
Personas
Para cada cluster que foi aprofundado ao longo dos dias de Oficina, foram mapeadas personas, necessidades e histórias do usuário. As fichas com cada uma destas informações seguem abaixo:
Processos e Fluxos Comunicacionais Internos Deficientes
Soluções digitais não integradas
Processos seletivos deficientes

PRODUÇÃO DA OFICINA
A Oficina de Design de Serviços da ESP 2022 contou com membros da equipe do Felicilab em sua produção, com o apoio da ADINS e da Superintendência.
