Glossário de gestão em saúde é lançado na Sesa

17 de fevereiro de 2011 - 10:02

 

Com 446 verbetes distribuídos em pouco mais de 100 páginas, o Glossário de Gestão em Saúde – Terminologia para uso na gestão, de autoria de Cícera Borges Machado e Marcelo Gurgel Carlos da Silva, divulga pesquisa bibliográfica sobre os termos relativos à gestão, tendo como fonte os módulos do curso de Gestão em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), no período de 2003 a 2004. Para o lançamento do livro, a Secretaria da Saúde do Ceará realiza na quinta-feira, 17 de fevereiro, às 9 horas, um café com saúde, às 9 horas, no espaço Rodolfo Teófilo da Sesa, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.

 

Segundo os autores, o estudo surgiu da necessidade de maior compreensão dos conceitos apresentados nas disciplinas do curso, tendo em vista a complexidade do tema. Os conceitos são apresentados na visão de diversos autores, permitindo ao leitor aprofundar o estudo tendo como referência os autores citados que mais têm contribuído com o tema. Os termos pesquisados são classificados nas categorias de Atenção à Saúde, Administração e Planejamento em Saúde, Políticas Públicas, Economia da Saúde, Vigilância em Saúde, Ciência e Tecnologia em Saúde, Epidemiologia, Demografia, Recursos Humanos, Equidade em Saúde e Social, Direito Sanitário e Ética e Bioética. O livro é recomendado a profissionais, acadêmicos professores e gestores da área da saúde.

 

Os autores

 

Cícera Borges Machado é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Residência Médica em Medicina Preventiva e Social e Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fez os cursos de especialização em Patologia Tropical (UFC), Epidemiologia (UECE), Informação e Informática em Saúde (Fiocruz) e Gestão em Saúde (ESP/CE). Trabalha como médica sanitarista, há quase três décadas, na Secretaria da Saúde do Ceará, exercendo funções de gerência nas áreas de Vigilância Epidemiológica e Sistema de Informação, incluindo atividades de ensino e de treinamento de equipes de saúde. Atualmente é supervisora do Núcleo de Informação e Análise em Saúde (NUIAS).

 

Marcelo Gurgel Carlos da Silva é graduado em Medicina e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Cursou especialização, mestrado e doutorado em Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em Economia da Saúde na Universidade de Barcelona. Como médico, trabalhou na Secretaria da Saúde do Ceará e está vinculado ao Instituto do Câncer do Ceará, sendo, atualmente, membro do corpo docente da Escola Cearense de Oncologia. Como economista, atua no campo da Economia da Saúde, com especial interesse na elaboração e análise de projetos para o setor saúde. É professor titular da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pertence ao quadro permanente de professores do Doutorado em Saúde Coletiva em Associação Ampla (UECE/UFC). 

 

Fonte: Ascom da Sesa