Av. Antônio Justa, 3161 anexo, Meireles, Fortaleza, CE, 60165-090

felicilab@esp.ce.gov.br



Scrum

Introdução

O scrum é um framework – uma estrutura básica que deve ser completada com outras partes para funcionar bem. O nome Scrum é uma referência a uma equipe de rugby, pois assim como em um time de rugby, no scrum os times são estimulados a serem organizados, aprender com suas experiências e sempre refletir sobre os pontos de melhoria.

Time Scrum

Times scrum são caracterizados pela auto-organização, que possibilita ao time escolher a melhor maneira de executar as atividades e a multifuncionalidade, significando que o time possui todas as competências necessárias para execução do trabalho sem depender de pessoas que não façam parte do time. Além disso, o time trabalha de forma colaborativa e preza pela boa interação e comunicação assertiva.

Product owner (PO)

O dono do produto é a pessoa que tem total domínio sobre o negócio, o produto, os stakeholders, e tem propriedade para definir os valores que o time vai gerar com a entrega do produto. Deve ser a única pessoa responsável pelo gerenciamento do backlog.

Scrum Master

É essencial que ele tenha total domínio sobre o scrum para garantir que suas teorias, práticas e regras sejam entendidas e aplicadas de forma correta. O scrum master também é responsável por assegurar que impedimentos e obstáculos atrapalhem o desenvolvimento das tarefas e além de auxiliar no bom desempenho do time ele também é quem conduz as cerimônias do time.

Business Analyst (BA)

Ou analista de negócios, é responsável por acompanhar, analisar e tomar decisões estratégicas para tornar o projeto mais efetivo, ele tem maior clareza na área de negócios e se baseia em dados. O BA também ajuda o gerente de produto na organização da rotina do time.

Time de Desenvolvimento

O time de desenvolvimento é formado por todas as pessoas que fazem parte da criação do produto e executam as tarefas do backlog definidas na sprint.

Gestor de projeto

Dentro do time, enquanto o scrum master é responsável pelo produto, o gestor de projetos é responsável pelo projeto como um todo. Ele acompanha metas de longo alcance e de forma mais ampla.

Cerimônias

Sprint

Sprint é um período curto e fixo em que uma equipe scrum trabalha para concluir uma quantidade definida de tarefas, facilitando o gerenciamento do projeto e permitindo que as equipes entreguem tarefas de alta complexidade mais rápido. A seleção de tarefas que definem a sprint é feita de forma colaborativa.

Daily

Cerimônia diária de rápida duração que deve durar de quinze a trinta minutos, para acompanhamento e feedback das atividades que estão sendo executadas.

Planning

Cerimônia para definição de atividades que vão compor a sprint atual.