Manifesto Ágil

Como surgiu

 Em fevereiro de 2001, um grupo de 17 pessoas estava reunido para uma viagem de férias em Utah, entre eles empresários, gerentes de projetos, líderes de equipe e investidores. Em uma conversa sobre o futuro do desenvolvimento de software, perceberam que todos compartilhavam uma frustração com o cenário atual, onde documentar os ciclos de desenvolvimento era mais importante do que o cliente. O resultado desta conversa foi um documento curto com apenas 68 palavras denominado “Manifesto ágil”.

Modelo cascata x Modelo Ágil

 Enquanto o modelo cascata só entrega valor no final do projeto, tem necessidade de detalhamento prévio do escopo e grande dificuldade no gerenciamento de mudanças, o modelo ágil tem uma entrega de valor conforme o avanço do projeto, com ciclos curtos de feedback e priorização constante é um modelo flexível que gere bem as mudanças ao longo do projeto.

Valores da agilidade

Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”

Processos e ferramentas são importantes, mas é mais importante ter um time com pessoas competentes capazes de trabalhar juntos de forma eficiente.

Software em funcionamento mais que documentação abrangente”

Uma boa documentação é essencial para entender o processo de criação, mas o principal é a criação, não a documentação.

Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos”

Um contrato é importante para saber o que o cliente quer, mas é mais importante um trabalho próximo ao cliente para entender o que ele precisa.

Responder às mudanças mais que seguir um plano”

Pré estabelecer um plano é importante, mas se o plano não for flexível ele não acomodará as mudanças e as melhorias que vão surgir ao longo das etapas de desenvolvimento.

Princípios da agilidade

Os princípios da agilidade são um conjunto de valores que define a cultura ágil. São eles:

  1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.
  2. Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente, no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.
  3. Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.
  4. Pessoas de negócio e desenvolvedoras devem trabalhar diariamente em conjunto, por todo o projeto.
  5. Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.
  6. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações, para e entre uma equipe de desenvolvimento, é através de conversa face a face.
  7. Software funcionando é a medida primária de progresso.
  8. Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.
  9. Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.
  10. Simplicidade é essencial. É a arte de maximizar a quantidade de trabalho não feito.
  11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto organizáveis.
  12. Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.