Manejo clínico da dengue é tema de webconferência nesta sexta (02)

2 de julho de 2021 - 10:01 # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

O Núcleo do Telessaúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e a Escola de saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) realizam nesta sexta, 02, a webconferência sobre diagnóstico e manejo clínico da dengue na Atenção Primária à Saúde. A transmissão ocorre a partir de 14h no canal do Youtube da ESP/CE.

Voltada para profissionais de saúde da atenção primária, a web terá a participação do especialista do Núcleo de Telessaúde, Allan Denizard. O convidado é médico de família e comunidade, e possui mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Cuidados e diagnóstico precoce

A dengue pode ter características clínicas iniciais parecidas com as da gripe, de resfriado ou até mesmo de Covid-19. A doença pode ainda evoluir, por isso é fundamental ter conhecimento sobre os sinais de alerta da doença. Ao perceber os sintomas, a pessoa deve buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O tratamento adequado e a intervenção rápida são fundamentais para evitar que o paciente desenvolva um quadro crítico da doença.

Entre os sintomas mais comuns estão febre, em um período de dois a sete dias, comumente associada à dor de cabeça, adinamia (fraqueza muscular), dores nas articulações e dor nos olhos. Manchas na pele também são indícios da contaminação.

Webconferência

“Dengue: diagnóstico e manejo clínico na APS”
Quando: sexta-feira, 02 de julho
Horário: 14h
Acompanhe a transmissão