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Time de Programação

Célula do Felicilab que reúne as pessoas desenvolvedoras de sistemas e softwares. Nela são definidas as estratégias de ideação, refinamento, programação, homologação e produção de soluções. O Time de Desenvolvimento materializa grande parte das demandas que são captadas e selecionadas pelos demais Times, o que o torna nossa “caixa mágica” de entregas.

O papel de cada um no time de Programação

 

Business Analyst (BA)


Traz para o time a visão técnica sobre a necessidade do negócio. Define junto ao cliente requisitos e transmite essa informação para o time. Atribuições:

  • Facilitar discussões;
  • Diagnosticar problemas;
  • Entender do negócio e visão técnica;
  • Articular os requisitos de negócios;
  • Escrever histórias de usuários;
  • Manter e cultivar relacionamento com os stakeholders;
  • Gerenciar Backlog;
  • Estimular a configuração de valor de negócio;
  • Orientar as pessoas do time;
  • Articular elaboração de métricas, aquisição de dados e análises para avaliar o sucesso do projeto.

Desenvolvedor

Os desenvolvedores implementam requisitos no produto, garantindo boas práticas e qualidade de código. Atribuições:

  • Ter noção de que o código é uma construção comunitária;
  • Dar visibilidade de questões técnicas e bloqueios no desenvolvimento;
  • Trazer melhores práticas para a resolução das tarefas;
  • Trazer noções de melhorias e evolução técnica do produto;
  • Prezar e advogar pela qualidade do código e sua sustentabilidade, alinhados com o negócio;
  • Ser responsável pelo código e decisões de design técnico;
  • Receber e dar feedback para colegas e entregas;
  • Criar testes;
  • Respeitar prazos da sprint e da entrega;
  • Parear durante desenvolvimento;
  • Apoiar na escrita de cards e levantar dúvidas, se necessário;
  • Entender objetivo de cada tarefa;
  • Pensar nos requisitos não funcionais;
  • Implementar as funcionalidades tal como foram projetadas;
  • Entender o impacto de decisões de tecnologia na aplicação.

 

Product Owner

PO é a pessoa mais próxima do negócio (stakeholders) e relaciona os objetivos gerais de negócios à equipe. Atribuições:

  • Dar um direcionamento ao projeto, sempre escutando os outros papéis;
  • Alinhar com o Analista de negócio (BA) prioridades e expectativas;
  • Fazer Kickoff e Desk check;
  • Respeitar os acordos e o auto gerenciamento do time de desenvolvimento;
  • Estar presente em todos os campos de trabalho do projeto;
  • Conhecimento de Negócio;
  • Disponibilidade (gerenciamento de tempo + apoio de BAs);
  • Boa comunicação.

 

Tech Leader (TL)

TL é o desenvolvedor responsável por liderar o time técnico, e auxiliar nos processos e decisões sobre as melhores soluções a serem implementadas. Atribuições:

  • Apoiar o time nas decisões técnicas e contribuir com o desenvolvimento individual de cada integrante;
  • Auxiliar o time na busca por auto gerenciamento;
  • Contribuir com discussões de arquitetura e outras tecnologias úteis para o projeto e/ou que possam facilitar as tarefas;
  • Garantir boas práticas de desenvolvimento e arquitetura de software;
  • Detalhar as histórias com viés técnico;
  • Estar presente em decisões estratégicas, definição de features;
  • Ser inovador e criativo;
  • Saber dizer não;
  • Saber delegar;
  • Buscar o aprimoramento contínuo para si, sua equipe, produtos, projetos, processos e tecnologias;
  • Fornecer as melhores soluções técnicas para implementar as funcionalidades previstas;
  • Saber alcançar resultados e como demonstrá-los aos interessados;
  • Saber planejar e gerir assuntos;
  • Prezar pelo desempenho e pela disponibilidade das aplicações.