Oficina de Design de Serviços

Inovação e Serviços Públicos

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do Laboratório de Inovação (FeliciLab), realizou nos dias 11, 12 e 13 de Agosto de 2021, a Oficina de Design de Serviços Públicos. As atividades irão contribuir para direcionar colaboradores da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e da ESP/CE à aplicação das metodologias de Design Thinking na organização, planejamento e execução da Agenda de Prioridades 2021-2022.
A oficina envolveu representantes de todas as coordenadorias da Secretaria Executiva de Políticas da Secretaria Estadual da Saúde (Sepos/Sesa), da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic/Sesa), das diretorias da Escola de Saúde Pública do Ceará e das assessorias de comunicação da Sesa e da ESP/CE. As vagas contemplaram profissionais com atuação nas áreas de gestão de projetos e produtos, com o objetivo de torná-los ainda mais capazes de atuar na governança colaborativa das políticas de saúde.
Os encontros permearam tanto o mapeamento de problemas, quanto o entendimento destes problemas em relação às prioridades estabelecidas pela Sepos, e a identificação de soluções em design que possam atender às necessidades de cada cenário.

“Essa perspectiva do Design Thinking, uma metodologia nova, agrega para mim sobretudo na mudança de conceito ao colocar no centro do pensamento da Política Pública de Saúde o cidadão.” Fernanda França – Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica da Sesa.

Artefato Impresso

Apresentamos a sistematização do processo de planejamento e execução da Oficina de Design de Serviços nesta publicação em formato digital, onde estão disponíveis links para os produtos gerados.

i

Baixe o PDF